quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sabotage e sua história


Sabotage, nome artístico de Mauro Mateus dos Santos, (São Paulo, 13 de abril de 1973 — São Paulo, 24 de janeiro de 2003) foi um rapper brasileiro.

Antes de ser cantor, ele era traficante na Zona Sul de São Paulo. Realizou sua primeira composição em 1985.

No final dos anos 80, ainda adolescente, participou de um concurso de rap no salão Zimbabwe, em São Paulo. Estavam presentes Mano Brown e Ice Blue, dos Racionais MC's, que ficaram entusiasmados com sua apresentação. Foi o impulso para iniciar sua carreira.

Suas músicas falam de violência policial, drogas, miséria e sempre fala da Zona Sul e favela do Canão onde nasceu e morava. Além de ser muito talentoso como cantor, atuou em três filmes: O Invasor, Carandiru e um documentário sobre sua vida, que leva seu nome.

Fez várias participações como na música "Dorobo" do BNegão, "Nem Tudo está Perdido" do Posse Mente Zulu, com parceria de Rappin Hood entre outras.

Sabotage morreu em 2003 perto de sua casa na Zona Sul de São Paulo. Levou quatro tiros, dois na coluna, um na mandíbula e um na cabeça.

4 comentários:

Unknown disse...

a inveja e foda mano quem e e ne o sabotage era e foi e ainda e o cara moro ,na rima noa tem outro igual maioral sensacional e tal falava a real o que acontesce saiu do crime e corria pelo rap mais o param no meio da trilha mas ele foi so em corpo por que o espirito do mano esta entre nois firma bruklem sul canao ..e nois.......

pablo disse...

ai sabotage era o pai do rep ele se foi mais cada vez que escuto uma musica desse man é como ele existiese ainda no portugues claro ELE ERA FODA

pablo disse...

na zona sul maluko e em todas as quebrada o coti de ano é difilic mais nóis enxiste perxiste e nao vamo ficar caldo temo aslgo a dizer e nao vamos ficar calado
ai itapevi é nóis fundão z/o

george disse...

salve os manos e que o incomparável sabotagem nos dando uma rima da quelas que só ele conseguia
salve,salve sabotagem valeu.